[Livro] [#33 de 2015] Pássaro do Paraíso – Joyce Carol Oates

IMG_20150912_123455_2

Eu nunca fui muito de escrever resenhas. Fico achando que não levo jeito porque, das duas uma: ou vou dar spoiler, ou não vou conseguir fazer o livro se tornar atrativo ao eventual futuro leitor. Mas, de certa forma, tenho me sentido – ultimamente – compelida a escrever sobre minhas leituras, porque depois acabo me esquecendo de pontos chaves das histórias. No fim, eu sinto como se, sei lá… um ano depois, eu só consiga me lembrar se gostei ou não do livro. E só no caso de eu ter gostado realmente é que eu lembro da trama principal.

Então eu resolvi escrever aqui, ao término de cada livro, as minhas impressões sobre a leitura. Não prometo que vá fazer sentido para quem for ler, e nem garanto que vá ser livre de spoiler (na verdade eu não quero ter que me preocupar com isso), então se você pretende ler o livro, sugiro voltar aqui quando terminar a página 487 🙂

Dito isso, vamos ao que interessa:

O livro Pássaro do Paraíso (em inglês Little Bird of Heaven) conta a história de Krista Diehl, uma (inicialmente) menina que vê sua vida se transformar quando seu pai (Eddy Diehl) sai de casa por conta de um relacionamento extraconjugal e, em seguida, é acusado do assassinato de sua amante Zoe Kruller. Ocorre que o marido dela também é suspeito do crime e essa situação nebulosa acaba despertando em Krista a curiosidade a respeito do filho de Zoe, Aaron Kruller.

O evento principal da trama é a morte de Zoe, que se desdobra no modo como isso assombra cada um dos integrantes das duas famílias – a dela e a de seu amante, Eddy -, e ainda que o evento ocorra logo no início, a leitura é marcada por uma sensação de suspense, uma tensão, uma urgência na leitura… como se algo fosse acontecer – a qualquer momento e a todo momento -, e mesmo quando outras coisas acontecem, a tensão não cessa. É este que eu acho o grande mérito da JCO nesse livro.

Penso que o final pode ser absorvido de duas formas: primeiro como uma saída “fácil” (e aí acho que o leitor ficaria frustrado), se você entender que o desfecho foi dizer que o assassino de Zoe foi quem foi, no fim das contas. Imagino, porém, que o que JOC queria era tratar da vida de Krista, então a questão não era deixar pistas para que os leitores “descobrissem” o assassino (#agathachristiefeelings), mas os desdobramentos do evento na vida de Krista (e de Aaron).

É algo que eu descobri depois de muito ler: não é a história que se conta que transforma um livro num ganhador de Nobel de Literatura, ou Pulitzer, ou num grande livro, simplesmente… é a maneira como se conta a história que faz a diferença.

(Esse livro, aliás, eu comprei sem muita expectativa, porque estava em promoção no Amazon, se não me engano, e eu sequer tinha ouvido falar na JCO antes dele. E aí quando eu estava aguardando a entrega, eu li “Sobre a Escrita” de Stephen King, e nele há menção a dois livros da JCO – então fiquei achando que dei um tiro certeiro no escuro hehehe)

Mas voltando, eu senti como se essa história, de alguma forma, conversasse com a Pastoral Americana de Philip Roth. Analisando-se superficialmente, as tramas não tem nada a ver, você pode achar somente alguns pontos de convergência – já que alguns acontecimentos dos dois livros se dão na mesma época, nos Estados Unidos. Mas observando de modo amplo, eu fiquei com a impressão de que as duas histórias têm a mesma essência: o fato de que determinados acontecimentos marcam famílias inteiras com um sofrimento que, ainda depois de “superado”, estará para sempre naquelas pessoas.

E devo dizer que a leitura de JCO foi infinitamente mais prazerosa para mim, que a de Roth. Ainda que a narrativa dela seja inteiramente permeada de idas e vindas no tempo há uma urgência na leitura, enquanto a de Roth requer uma leitura lenta, me cansou.

Arrisco dizer que alguém está a poucos passos do rol dos “meus escritores favoritos”, hein, Joyce? 😉 hehehe Vou comprar outros livros dela para ver!

_____

Pássaro do paraíso (Little bird of heaven)

Joyce Carol Oates 

Editora Alfaguara (Objetiva)

2012

487 páginas

⭐️⭐️⭐️⭐️

FD

Deixe um comentário

